Dicas · eu e a fotografia · Passeios & Viagens · Passeios e viagens

Belezas de Muriqui

Não sei se todos sabem, mas meu blog é bem misto, gosto de falar de tudo um pouco e hoje quero falar desse lugar incrível e mostrar pra vocês alguns pontos que me chamaram bastante a atenção no dia que fiz uma breve visita por lá.

Vou mostrar fotos que eu mesma tirei do local e vou contar um pouquinho a história de Muriqui.

DSC_0933_editedDSC_0942_editedDSC_0943_edited

Segundo o site Wikipedia…

Muriqui é um distrito do município de Mangaratiba, situado no litoral da região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de JaneiroBrasil, acessível pela BR-101. É vizinho à localidade de Itacuruçá.

DSC_0944_editedDSC_0948_editedDSC_0949_edited

A praia de Muriqui é extensa e apresenta muitos quiosques em sua orla. O mar é calmo e raso, apropriado para crianças. Algumas pessoas dizem, equivocadamente, que suas águas não são limpas. Na verdade, tal confusão se deve ao fato de que a faixa de areia coberta pela água é típica da região: fina e brilhosa como purpurina, apresentando coloração grafite, cor refletida na água. Essa coloração ocorre em quase todo município de Mangaratiba , devido ao trem cargueiro que passa levando minério , que obviamente cai na beira das praias , mas não impedindo o banho nas águas.

DSC_0975_editedDSC_0978_editedDSC_0979_edited

O distrito e a praia ficam bastante agitados no verão e nos feriados. A noite é animada por músicas na orla e gastronomia variada na praça principal. Também se destaca a feira de artesanato, presente nos verões. O clima é típico das praias da chamada “Costa Verde” do Estado do Rio: quente e úmido, com chuvas comuns e um pouco mais frio no inverno.

DSC_0958DSC_0959_editedDSC_0960_edited

Muriqui é o Distrito mais jovem do município e o mais populoso. Em meados dos anos 50 iniciaram-se os loteamentos na região que antes consistia de propriedades rurais e uma pequena vila de pescadores. Inicialmente a região pertencia ao distrito de Itacuruçá, mas logo após o loteamento foi desmembrado. Tendo seu nome originado do macaco mono-carvoeiro, que era abundante em suas matas, e hoje em dia se torna raro. Várias cachoeiras se escondem por sua serra e desembocam em dois rios, um em cada extremidade da praia. A praia tem a extensão de 1200 metros (parte urbanizada), sendo que após a cada rio, há trechos de praias não urbanizadas. Tendo o seu fundo um pouco lodoso, e tendo suas águas bastantes frequentadas, este lodo se mistura com a água, tornando-a escura, o que faz com que erroneamente digam que é suja. Apesar de seus rios sofrerem com o despejo clandestino de esgoto, a praia em sua maioria das vezes se encontra própria para banho.

DSC_0961_editedDSC_0963_editedDSC_0971_edited

Muriqui sem dúvidas é um lugar lindo, mas no dia que fui lá, vi algumas coisas que me deixaram bem triste, o mar devolveu tudo o que não pertencia a ele, e registrei a cena de tanta sujeira, tanta poluição feita pelo homem, que degrada um lugar tão bonito, às vezes fico pensando como esse lugar deveria ser tão perfeito antes do homem descobrir Muriqui e toda a região da Costa Verde.

DSC_0968_editedDSC_0983_edited.jpg1

Gente, vamos preservar! Esse tesouro é nosso! Não jogue lixo no mar, na areia e nem nas trilhas!

DSC_0972_editedDSC_0964_editedDSC_0962_edited

Visitem Muriqui gente, vale super a pena, mas pra quem não curte praia cheia como eu, não visitem no auge do verão porque a praia fica muito cheia, eu só vou lá no inverno mesmo rs quando faz um solzinho eu corro pra lá pra curtir um pouco a natureza. É um lugar muito gostoso.

Bom meninas, espero que tenham gostado do post, em breve tem mais!!!

Comentem, curtam, compartilhem, digam o que acharam desse post, participem!!! Sua participação é muito importante pra mim e pro desenvolvimento do meu blog.

Não deixem de me seguir nas redes sociais!

facebookinstagramytubetwitter

Um beijo, um cheiro e até o próximo post!

impressao_do_batom_do_rosa_quente_do_brilho_dos_adesivo-r51747b8a31ed413a990b2ed24da86de0_v9wth_8byvr_324

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.